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domingo, 19 de dezembro de 2010

Burnout

Projeto de Pesquisa: Burnout acadêmica e profissional: um estudo a respeito da Síndrome de Burnout entre estudantes e professores de Psicologia de uma universidade privada de Santa Catarinta.


Justificativa:

O presente projeto de pesquisa visa estudar profissionais e acadêmicos de uma universidade privada de Santa Catarina, investigando a manifestação de Burnout na população determinada. Tal pesquisa permitirá a análise de como vem se desenvolvendo a Síndrome de Burnout naqueles que a estudam, bem como, ao descrever as possíveis variáveis relacionadas à incidência de Burnout, trará resultados no âmbito de ser um subsídio para a melhora do ambiente acadêmico de Psicologia para os estudantes e professores, possivelmente aumentando a qualidade e rendimento do ensino e servindo para incentivo de futuras pesquisas na área.

A partir de meados da década de 70, a Síndrome de Burnout teve maior atenção, momento em que americanos começaram a buscar trabalhos que eram mais profissionalizados, burocráticos e isolados. Tal combinação propiciou os trabalhadores a terem altas expectativas e poucos recursos para lidar com frustrações, uma estrutura que dá condições para o desenvolvimento do Burnout. (CARLOTTO, M. S & CAMARA, S. G; 2008, p. 152)

O interesse por Burnout cresceu devido a três fatores. O primeiro deles foram as modificações introduzidas no conceito de saúde e o destaque dado a melhoria da qualidade de vida pela OMS – Organização Mundial da Saúde. O segundo foi o aumento da demanda e das exigências da população com relação aos serviços sociais, educativos e de saúde. E por último, a conscientização de pesquisadores, órgãos públicos e serviços clínicos com relação ao fenômeno, entendendo a necessidade de aprofundar os estudos e a prevenção da sua sintomatologia, pois a mesma se apresentava mais complexa e nociva do que se projetava nos estudos iniciais. (PERLMAN e HARTMAN, 1982 apud CARLOTTO, M. S & CAMARA, S. G; 2008 p. 163)

De acordo com Benavides-Pereira, A. M. T. et al (2002), há vários aspectos da psicologia que fazem dela um ofício propício ao estresse e ao burnout. A se iniciar pelo estudo desta ciência, que possuindo abordagens distintas e complexas, exige anos de preparação e de atualização, o que por vezes faz manifestar sentimentos como o de insegurança ou ansiedade, mesmo durante os anos de formação.

Em relação aos psicólogos, segundo Benavides-Pereira, A. M. T. et al (2002, p. 69) “nos que exercem suas atividades em instituição, esta muitas vezes não oferece condições necessárias e adequadas para um trabalho efetivo e de qualidade.”

O professor é, na ótica institucional, aquele cujo plano de trabalho dispõe de horas de pesquisa, mas é também aquele cujas horas em ensino são tantas que não propiciam espaço para investigações e, por vezes, nem para a preparação de aulas. Sob o ponto de vista político, é o que vive as tensões da própria área de conhecimento, não raro impregnada de corporativismo, acrescidas das demais áreas na disputa por espaços e financiamentos. Na perspectiva profissional, é permanentemente avaliado, desde o ingresso na carreira, através de avaliações sistemáticas para a ascensão profissional, da submissão de trabalhos em eventos e da apresentação de projetos e de relatórios de atividades e de pesquisa. O professor universitário caracteriza-se pela diversidade, pela pluralidade de opções, caminhos, alternativas, interesses e tensões. (CARLOTTO, M. S. 2004, p. 147)

Como lembra Tarnowski, M., & Carlotto, M. S. (2007), o estudante de psicologia também é atualmente acometido por muitos fatores de estresse que se assemelham aos que acontecem nas situações de trabalho. “Na verdade, em ambas as situações - na teoria ou na prática - durante todo o período do curso, existem fatores que podem acarretar angústias e conflitos, associados à história de vida de cada um.” (TARNOWSKI, M., & CARLOTTO, M. S. 2007, p. 174)


Referências

BENAVIDES-PEREIRA, A. M. T. et al. O Burnout e o Profissional de Psicologia. Revista Eletrônica InterAção PsyAno 1, nº 1- Ago 2003 – p. 68-7.

CARLOTTO, M. S. Síndrome de burnout e características de cargo em professores universitários. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Vol 4, no 2, 145-162, jul./dez. 2004.

CARLOTTO, M. S & CAMARA, S. G. Análise da Produção Científica Sobre a Síndrome de Burnout no Brasil. PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 39, n. 2, pp. 152-158, abr./jun. 2008.

TARNOWSKI, M., & CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout em Estudantes de Psicologia. Temas em Psicologia - 2007, Vol. 15, no 2, 173 – 180.





Daiana Cristina Rauber - Metodologia da Pesquisa. I Período de Psicologia.

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